quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Só para partilhar alguma coisinha sobre...

...o assunto do momento: impostos.

Eu não vou ficar sem subsídio de férias nem de Natal. Não vou ficar porque nunca os tive. Nunca, nunquinha. Aliás, eu nem tenho direito a férias. Quando queria fazer férias, não ia trabalhar e portanto não recebia (era assim na Fábrica); agora, o chefe do laboratório é simpático e dispensou-me uma semaninha no fim de Agosto sem eu ter de me pôr de joelhos. Bem bom.

Além desta coisa dos subsídios, desconto a partir de Outubro (quando se me acaba a isenção) cerca de 31% do meu ordenado só para a Segurança Social. Não, não é 11% que passou a ser 18%, é mesmo 29,6% que passou a ser 30,7%. Um terço do ordenado, vá.

Uns trocos, lá para o Passos, concerteza. Para mim, um constatar do quanto vou ter de adiar "mais um bocadinho, só mais um bocadinho, só mais uns meses".

Mas nem me quero queixar disto. Afinal de contas, tenho emprego. A meio tempo quase todos os meses, é certo, mas tenho emprego e até gosto do que faço. Quantos podem dizer isto, hoje em dia? Há tantos como eu e tantos pior que eu!

Não deixa de ser triste para todos nós e nem vou começar a falar do quanto considero injusto tudo isto, porque senão estava aqui a escrever a noite inteira. Hoje estou mais numa de positivismo. Ou melhor, de agradecimento. Não é ao Passos, concerteza, nem ao Socas, esse badalhoco que nos deixou de tanga. Mas ainda me consigo sentir agradecida pelo que vou tendo, material e imaterial (sobretudo este último).

Sem comentários: